Na Revista Bíblica Julho-Agosto 2023 uma irmã religiosa pergunta qual a diferença entre o templo do Antigo Testamento e os nossos templos.
É óbvio que há 2000 anos o templo era bem diferente de hoje. Havia sacrifícios de animais e até vendilhões que Jesus Cristo expulsou por estarem a profanar um lugar sagrado.
O teólogo frei Herculano Alves explicou de forma cabal e convincente as dúvidas e interrogações desta religiosa.
Gostei muito do que li e vou fazer uma síntese citando e transcrevendo o que considerei mais relevante.
- No Antigo Testamento o povo de Israel acreditava que Deus residia no Santo dos Santos, o lugar mais sagrado do templo de Jerusalém e ao qual tinham acesso alguns sacerdotes.
- O Evangelho de São Mateus diz-nos que a Virgem conceberá e dará à luz um filho ; e hão-de chamá-lo Emannuel, que quer dizer Deus connosco- ( Mat 1.2 ). Portanto Jesus Cristo é o Deus connosco, e é Ele o verdadeiro templo dos nossos tempos. É nesse segundo templo que se adora o Pai em Espírito e verdade. Ele é a verdade da comunhão que une entre si os que acreditam e de todos com o Pai. Jesus é a verdade ontológica desta comunhão com o Pai e portanto o modelo acabado de toda a comunhão humana com Deus, um Templo que em si já é divino.
- Jesus disse : Destruirei este templo e em 3 dias, Eu o levantarei ( J 2,19 ) . Portanto segundo o Evangelho de João, este templo é Jesus Cristo ressuscitado .
- Não são as nossas igrejas os nossos templos. Jesus não veio ao mundo para estar em monumentos de pedra de tijolos e de cimento, mas para habitar nas pessoas dos seus discípulos que o acolheram mediante a sua Palavra escutada e vivida, É nesse templo, no coração das pessoas, que Ele quer mesmo residir, para a partir daí, mudar o mundo em que vivemos, um mundo, aliás, cada vez mais afastado dele. São Paulo diz aos Corintios :« Vós sois templo de Deus “ A palavra igreja vem do grego Ekklêsia que significa chamar para fora. Portanto a igreja é a comunidade dos que foram chamados, reunidos pelo chamamento, pela palavra de Deus. Os espaços materiais são apenas espaços funcionais onde a igreja das pessoas se reúne com a comunidade-templo-de-pessoas. Deus não habita em espaços materiais mas no coração das pessoas.
- A comunidade cristã alimenta-se da eucaristia, mas esta não foi instituída por Jesus para ser adorada, mas para ser recebida na assembleia eucarística, sobretudo no dia do Senhor, o Domingo
- Nos primeiros séculos, a Igreja era perseguida e por isso reunia-se mais ou menos secretamente, nas casas e noutros lugares que encontrava livres o que aconteceu por exemplo nas catacumbas de Roma. Durante esse tempo a Igreja não tinha igrejas. Daí se ter chamado Igreja a esses espaços construídos expressamente para a Igreja se reunir com todas as condições que facilitam, comodamente, a escuta da Palavra, a oração, a celebração eucarística e a piedade pessoal. A distinção entre Igreja- espaço e Igreja- comunidade está bem patente em S. Paulo quando diz :« Estais edificados sobre os alicerces dos Apóstolos e dos Profetas, tendo Cristo como pedra angular » A comunidade cristã , como templo de Deus, tem um sacramento específico da presença de Deus, que é a Eucaristia Dominical.
CONCLUSÃO: De facto Cristo, verdadeiro Templo, está de tal modo presente na comunidade que a torna templo santo da humanidade em que está inserida ; mas é Cristo-Templo que constrói e constitui a Igreja- Templo de Deus no mundo.