Este é o título de um livro escrito pelo Papa Francisco, publicado este ano e que adquiri recentemente numa livraria.
Em jeito de introdução diria que o tema pode ser abordado negativamente ou de forma positiva. Uma Boa Vida não é certamente quem gasta o tempo em mundanidades, frivolidades ou aquele que é um hedonista e apenas lhe interessa o prazer momentâneo. O Papa Francisco vê no entanto Uma Boa Vida como algo positivo que nos pode causar alegria e felicidade. Para se chegar lá é necessário pôr de lado o egoísmo, sairmos de nós mesmos e acompanhar quem precisa do nosso apoio e ajuda. Temos que ser solidários e partilhar o pouco que temos com os pobres. Devemos pôr em prática as Bem Aventuranças: Tive fome e deste-me que comer; tive sede e deste-me de beber ; estive preso e foste-me visitar, etc.. Não podemos ficar indiferentes às desigualdades sociais e devemos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para o conseguir. O verdadeiro objectivo da vida não é o ter, o poder e o ser. Para isso devemos seguir como modelo Jesus Cristo que veio para servir. No livro o Papa Francisco sugere 15 regras para Uma Boa Vida que passo a citar:
1-Pensa, ali onde Deus te semeou, espera ! Espera sempre. Somos todos precisos. O bem existe( mesmo no sítio onde vemos o mal ). Jesus veio em busca mais de pecadores do que dos justos, para curar os doentes antes mesmo dos saudáveis. Ninguém pode dar ao mundo aquilo que tu podes dar. Cada um de nós é preciso aos olhos de Deus.
2-Jesus entregou-nos uma luz que brilha nas trevas : defende-a, protege-a. No fim da vida aquilo que tivermos dado, surgirá como a verdadeira riqueza.
3-Não te rendas à noite: recorda que o primeiro inimigo a vencer não está fora de ti, mas dentro. Três conselhos de Espírito Santo para uma vida boa: 1-vive no presente; 2-procura o todo; 3-coloca Deus antes do teu eu.
4-Cultiva ideais. Vive por algo que supera o homem. O príncipe do mundo( demónio) ilude a nossa vida. Há 3 inimigos do bem : 1.o narcisismo ;2-a vitimização ; 3-o pessimismo. Devemos evitar a preguiça espiritual e o sono da mediocridade e da indiferença.
5-Crê na existência das verdades mais elevadas e bonitas. Confia no Deus Criador e no Espírito Santo.
6-Não penses que a luta que enfrentas na Terra é totalmente inútil. Há altos e baixos, luzes e sombras, Devemos confiar mesmo na dor.
7-Onde quer que estejas, constrói ! Se estás no chão, levanta-te. Peçamos o dom da sapiência. A sabedoria que consiste em ver com os olhos de Deus, ouvir com os ouvidos de Deus, amar com o coração de Deus, julgar com o juízo de Deus. Sabedoria que nasce da fé e nos ajuda a identificar as promessas falsas e que também nos abre aos outros. Se eu não tiver a alegria da minha fé, não poderei dar testemunho
8-Exerce a paz no meio do homem e não escutes a voz de quem espalha ódio e divisões. Se procuras Deus no sofá ou ao espelho não o encontrarás. Deus descobre-se caminhando. De pouco serve ir à Lua se não vivermos como irmãos na Terra. O mundo digital pode expor-te ao risco de te fechares em ti mesmo, de isolamento ou de prazer vazio. Invoca o Espírito santo e caminha, confiante, para a grande meta: a santidade.
9-Ama as pessoas uma por uma. Respeita o caminho de todos. Jesus, Deus comprometeu-se de maneira total para restituir esperança aos pobres, a quantos estão privados de dignidade, aos estrangeiros, aos doentes, aos presos e aos pecadores que acolhia com bondade. Sê Santo onde quer que vivas. Se estás casado sê santo amando e cuidando do teu marido ou da tua mulher, como Cristo fez da Igreja. Se és trabalhador sê santo, cumprindo com honestidade e competência o trabalho ao serviço dos irmãos ; se és progenitor, avó ou avô, sê santo ensinando com paciência as crianças a seguir Jesus. Todos devem ser protagonistas de mudanças e construtores de um mundo melhor.
10-Sonha, sonha! Não tenhas medo de sonhar. O diálogo ajuda o mundo a viver melhor. A verdadeira compaixão é sofrer com, as dores dos outros. O cristão que não for solidário não é cristão. Não praticar o mal é bom. Mas não praticar o bem não é bom. Temos de praticar o bem e sair de nós mesmos e olhar para os mais necessitado Onde quer que estejas faz a paz. A paz não é apenas a ausência de guerra, mas é uma vida de significado, estabelecida e vivida em realização pessoal e em partilha fraterna com os outros.
11-Sê responsável por este mundo e pela vida de cada homem. Pensa que cada injustiça contra o pobre é uma ferida aberta e diminui a tua dignidade. Devemos ser contra a corrente do “ usar e ditar fora”. Contra os arrogantes, contra a cultura da posse, da diversão insensata, da arrogância para com os mais frágeis. Contra a mentalidade do mundo que exalta o sucesso, o bem-estar pessoal e a afirmação própria em detrimento dos outros. Devemos ser corajosos e ir contra esta corrente.
12-Quando te encontrares amedrontado diante de algumas dificuldades da vida, recorda-te de que não vives só por ti mesmo. Hoje a natureza à nossa volta já não é admirada, contemplada mas ”devorada”. É preciso levantarmo-nos da prisão do telemóvel, para olhar nos olhos dos que estão ao nosso lado e da criação que nos foi dada. Precisamos de estar em silêncio, de ouvir e de contemplar. Precisamos de ter tempo para meditar e reflectir.
13-Tem sempre a coragem da verdade, mas recorda: não és superior a ninguém. Não há fidelidade sem risco. Na parábola dos talentos os bons são aqueles que arriscam. Cada instante da nossa existência, é um tempo precioso para amar Deus e para amar o próximo. Sonhar que, se deres o melhor de ti, vais ajudar que este mundo seja diferente. Quanto maior for a capacidade de sonhar, mais caminho terás percorrido.
14-Se erras levanta-te: nada é mais humano do que cometer erros. O filho de Deus não veio para os sadios mas para os doentes: portanto veio para ti. Não tenhas medo de Deus. Arrisca mas avança. Tem sempre coragem de te reergueres. Liberta-te da nostalgia, da escravidão. Entrega-te ao melhor da vida. Não fiques a observar a vida da sacada. Lancem fora os medos que vos paralisam para não vos tornarem jovens mumificados
15-Crê firmemente em todas as pessoas que ainda trabalham pelo bem. Vive, ama, sonha ,crê. E, com a graça de Deus, nunca te desesperes.
São muitos os conselhos que o Papa Francisco nos apresenta neste livro que vale a pena ler. Isto exige de nós muita coragem e determinação. A vida é feita de sofrimento e também de muita alegria e felicidade. Mas a coragem de fazer o bem e a ajuda ao próximo fortalece-nos e compensa os momentos difíceis que temos de enfrentar.
. LIBERDADE E IGUALDADE- O ...
. DESMASCULINIZAR A IGREJA ...
. O QUE VOS PEÇO EM NOME DE...
. A ECONOMIA PODE SALVAR O ...