Trump é um político execrável, um autocrata de pendor ditatorial, que não respeita valores democráticos como a liberdade de expressão e a independência dos tribunais. Dá-se muito bem com políticos autoritários como Putin e Bolsonaro e com governantes europeus populistas e nacionalistas que fecham as suas fronteiras aos imigrantes. Trump é um inimigo da União Europeia e faz tudo para a desagregar. O seu lema é dividir para reinar.
Mas do seu perfil como mau político há ainda muito mais para dizer. Não assinou o Acordo Climático de Paris e os EUA são responsáveis por 1/3 do total mundial das emissões de carbono e possuem 4% da população do Planeta. Esta atitude mostra à evidência que Trump está mais preocupado em defender a economia americana do que em preservar a qualidade de vida do Planeta Global. Aqui manda o lema “América “first.
Por fim, “ last but not least “ é um apologista da política anti-imigração. Aqui não está só e é seguido por países como a Itália e a Hungria. A Inglaterra com o Brexit pretende também fazer o mesmo.
Analisando as migrações com realismo vemos que os emigrantes saem dos seus lugares de origem devido à guerra, à instabilidade política ou por não terem condições de sobrevivência.
Mas Trump esquece-se que os EUA foram colonizados por imigrantes ingleses e que alguns deles como os puritanos tiveram de sair de Inglaterra devido a perseguições religiosas e políticas. Esta situação está a repetir-se hoje com outros povos que procuram abrigo nos EUA. E voltando atrás à colonização do continente americano há ainda a registar outros factos que não convém ignorar. O continente americano, aquando da colonização, não estava vazio mas era habitado por povos indígenas. A muitos deles foram expropriadas as terras que possuíam e outros foram mesmo exterminados.
A crueldade mantem-se hoje na forma desumana como são tratados os imigrantes. As crianças são separadas dos pais e constroem-se muros de separação para não ter que se prestar a ajuda aos que dela necessitam.
Ninguém é dono e senhor de todos os bens da Terra. O ser humano tem direito a uma vida digna onde não faltem bens essenciais como o trabalho, alimentos e habitação. Só é possível atingir a Paz e uma Sociedade estável construindo pontes e não muros.
. SONHEMOS JUNTOSO- CAMINHO...
. O REGRESSO DA ULTRADIREIT...
. A TERRA INABITÁVEL-Como v...
. CARTA ENCÍCLICA: FRATELLI...
. A Democracia em decadênci...
. BOA ECONOMIA PARA TEMPOS ...
. TUDO O QUE NÃO VEMOS- ZIY...
. MARCO AURÉLIO- IMPERADOR ...