2-De regresso a casa passámos por Andorra onde permanecemos um dia. Este país, o sexto menor da Europa, fica no enclave dos Pirinéus entre o Nordeste da Espanha e o Sudeste da França. A capital é Andorra –a-Velha e a língua oficial o catalão. Andorra é principado desde 1278 e uma democracia parlamentar a partir de 1993. O poder legislativo é exercido pelo Conselho Geral dos Vales e é composto por 28 deputados. Do ponto de vista político é uma diarquia ou seja o poder é exercido simultaneamente pelo Presidente da República da França e pelo bispo de Urgel da Catalunha. O chefe do governo é eleito pela maioria do Conselho Geral dos Vales. As divisões administrativas são designadas paróquias. Segundo dados recolhidos existem em Andorra 5000 lojas e 500 hotéis. O casario, em cinzento escuro ,é construído com materiais da região e os telhados cobertos de xisto. Depois de percorrermos algumas ruas comerciais parámos algum tempo na zona velha da cidade onde vimos a casa designada por Conselho Geral. No fim do dia e devido a um erro na rua que nos conduzia ao Hotel fomos ter a uma pequena igreja onde se celebrava a eucaristia dominical. Como os padres concelebrantes eram catalãos pouco ou nada percebemos das leituras da liturgia dominical.
3-No último dia e já na parte final da nossa digressão parámos em Saragoça. Esta cidade é a capital da comunidade de Aragão e da província de Saragoça. É banhada pelo rio Ebro. Como o tempo não deu para mais vistamos apenas a Basílica de Nossa Senhora do Pilar., recentemente considerada um dos 12 tesouros de Espanha. Esta basílica é o maior templo barroco de Espanha. Pelo estudo que fiz fiquei a saber que segundo reza a história Nossa Senhora do Pilar terá surgido ao apóstolo São Tiago precisamente em cima de um pilar ou coluna quando este andava a pregar aos povos da Península Ibérica.
Concluída a visita o autocarro partiu em direcção ao local onde se realizou a Expo 2008 mas como não se parou não foi possível apreciar nada em concreto se é que havia alguma coisa importante para ver.
A partir daqui e no regresso a Portugal atravessámos várias regiões de Espanha, tendo apenas no horizonte uma paisagem agrícola diversificada com terrenos bem aproveitados onde se produz por processos e técnicas modernas um pouco de tudo : vinho, cereais ,legumes e frutos.
Fazendo um balanço da viagem poderei dizer que, apesar de cansativa, valeu a pena pelo que pudemos fruir, ver e conhecer nesses escassos 4 dias. E se tivermos em conta o preço não se podia exigir mais.
FRANCISCO JOSÉ SANTIAGO MARTINS
. A TARDE DO CRISTIANISMO- ...
. LIBERALISMO E SEUS DESCON...
. UMA TEORIA DA DEMOCRACIA ...
. O REGRESSO DA HIPÓTESE DE...
. ATÉ QUANDO IRÁ DURAR A GU...