Praga capital da República Checa é também uma cidade encantadora. O rio Moldava divide a cidade em duas partes : a Cidade Maior ( hoje Cidade Velha ) e a Cidade Menor ( Malá Strana ) ou do Castelo. A unir as duas margens encontra-se a famosa ponte Carlos ( Karlov ) que primitivamente se chamava Ponte de Pedra ou Ponte Praguense. Esta ponte tem 520 metros de comprimento e 9,5 metros de largura. Encontra-se decorada com belas esculturas. No extremo podem ver-se as Torres que dão acesso à Cidade Velha e ao Castelo .
Em Praga visitámos a Catedral de São Vito no Castelo de Praga, o Relógio Astronómico da Câmara Municipal , um cemitério judaico e uma Sinagoga.
A Catedral que se pode ver de todos os lados da cidade tem 124 metros de comprimento 60 metros de largura e a abóbada principal 33 metros de altura. A fachada principal é neo-gótica. Na fachada Sul encontra-se a Porta de Ouro que foi no passado a entrada principal da Igreja. É pena que a mesma tenha sido encurralada no meio de outras construções que lhe retiram grande parte da sua beleza
O relógio Astronómico da Câmara Municipal é uma construção do século XV . Uma das particularidades deste relógio é que a cada hora certa rodam em duas janelas as figuras dos apóstolos. Na esfera do relógio encontram-se todos os elementos respeitantes à Ciência Astronómica : indicação dos anos ,meses , dias, horas e até os signos do zodíaco. Segundo a concepção geocêntrica dessa época numa das esferas vê-se a Terra à volta da qual gira o Sol. No centro da praça da Cidade Velha onde se situa a Torre do Relógio existe também um monumento a João Huss que foi um reformador da Igreja na sua época e que devido às suas ideias acabou queimado na fogueira da Inquisição. Ao lado da estátua encontra-se a Igreja barroca de São Nicolau. No mesmo largo pode ainda ver-se a Igreja de Nossa Senhora diante de Tyn com duas imponentes torres de 80 metros de altura.
Tivemos ainda ocasião de visitar um cemitério judaico do século XV com cerca de 1200 lápides. Perto e na mesma rua apreciámos também uma sinagoga construída no século XVII, ricamente decorada. Numa parede encontram-se inscritos os nomes das vítimas do genocídio nazi na Boémia e na Morávia. Numa galeria da sinagoga pode ver-se também uma exposição de desenhos e pinturas feitas por crianças no campo de concentração de Terezin nos anos de 1942-1944.
O fim da estadia em Praga terminou com uma visita á Igreja de Nossa Senhora da Vitória que é considerada o primeiro templo barroco de Praga. Em 1624 .foi entregue á Ordem dos Carmelitas Descalços. É nesta Igreja que se encontra o emblemático Menino Jesus de Praga. Esta estátua de cera foi trazida de Espanha em fins do século XVI. O Menino Jesus de Praga muda de roupa todo o ano de acordo com as ofertas que chegam das mais diversas partes do Mundo.
Concluímos assim da melhor maneira a nossa estadia em terras checas. Muito mais havia a dizer sobre a história, cultura e religião dos povos que visitámos mas ficará para um próximo texto.
FRANCISCO MARTINS
. UMA BREVE HISTÓRIA DA IGU...
. A SABEDORIA EM TEMPO DE C...
. O HOMEM EM BUSCA DE UM SE...
. A arte de viver em Deus- ...
. OS GRANDES FILÓSOFOS: HUM...