1-O Papa Bento XVI vai estar em visita apostólica a Portugal durante quatro dias. É recebido em Lisboa, depois segue para Fátima onde presidirá às cerimónias do 13 de Maio e encerra a estadia no nosso país, no Porto. Esta viagem realiza-se num período difícil para a Igreja em que é preciso reflectir e reformar para que a comunidade católica siga na prática o verdadeiro caminho de Cristo. Por isso nos próximos dias não só os católicos mas todos os crentes vão certamente escutar com atenção as homilias do Papa para ouvir os seus sábios conselhos e as orientações que tem para nos dar.
2-Afinal quem é Bento XVI ? Consultando os dados biográficos verificamos que nasceu em 16 de Abril de 1927 em Marktl am Inn uma pequena povoação na Alta Baviera perto da Fronteira com a Suíça. O pai de Bento XVI era um comissário da polícia e um católico praticante. Em 1939 entra para o seminário menor mas logo de seguida é obrigado à força a inscrever-se na Juventude Hitleriana. No fim da guerra em 1946 volta novamente para o seminário e prossegue os seus estudos na Faculdade de Teologia de Munique. Lecciona na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising e obteve o doutoramento em Teologia em 1953. Exerceu também a actividade docente em Bona, Munster, Tubinga e Ratisbona. Ao ser nomeado arcebispo de Munique em 1977 encerra a sua carreira académica. Durante o período em que foi professor em Tubinga foi colega de Hans Kung outro grande teólogo católico que se tornou dissidente por contestar a infalibilidade papal.
3-Bento XVI não tem a popularidade do anterior Papa João Paulo II. São homens diferentes com estilos diferentes. O actual Papa é um intelectual, culto e erudito, com conhecimentos profundos na área da teologia e da filosofia. As três encíclicas que escreveu, Deus Caritas est ( Deus é amor ), Spe Salvi ( A Esperança que nos Salva ) e Caritas in Veritate ( A Caridade na Verdade ) mostram-nos uma preocupação em transmitir de forma simples e compreensível o essencial da mensagem cristã. Assim a nossa caminhada na terra tem de ser alicerçada no amor desinteressado, na esperança em Deus que nos salva e na verdade ,ou seja, no respeito pelos valores éticos e morais e numa conduta que tenha em conta a dignidade da pessoa. Um outro ponto chave do pensamento de Bento XVI é o da convergência entre a Fé e a Razão. A Fé sem a Razão é cega e fundamentalista; por outro lado a Razão sem a Fé conduz a um cepticismo que não deixa qualquer abertura para o transcendente.
Bento XVI é também autor de vários livros dos quais destaco alguns que já li : “ Jesus de Nazaré “ e Introdução ao Cristianismo “. Em Jesus de Nazaré o Papa Bento VI, como ele próprio afirma, apresenta o Jesus do evangelho como o Jesus real, como o Jesus histórico. A Introdução ao Cristianismo é uma análise detalhada à profissão de Fé cristã.
Há ainda outro livro “ Existe Deus “, também muito interessante, em que Bento XVI aborda a temática da existência de Deus da Fé a da Verdade em diálogo com o ateu Flores d´Arcais.
Sabemos ainda que o Papa gosta de tocar piano e aprecia Mozart e Bethoven.
4-Mas nem tudo são rosas no pontificado de Bento XVI. Os abusos sexuais de menores recentemente divulgados são sem dúvida motivo para preocupação. Mas aqui é bom não esquecer que não se pode tomar a parte pelo todo. São casos que lamentamos e reprovamos mas a Igreja é constituída na sua maior parte por religiosos e leigos que desprendidamente entregam as suas vidas ao serviço das comunidades cristãs espalhadas pelo mundo.
Bento XVI é considerado por alguns como um Papa conservador dado que se opõe aos progressistas ou seja aos que reclamam reformas rápidas e radicais na Igreja. Foi também envolvido em casos polémicos quando citou as palavras do Imperador de Bizâncio em que Maomé incitava à violência ou quando numa viagem para África disse que o preservativo não resolvia o problema da sida. Pelo que tenho lido, parece que na Cúria Romana se trabalha descoordenadamente e em roda livre sem controlo rigoroso do Papa. De positivo há, no entanto, a salientar os esforços que Bento XVI tem feito para reatar o diálogo ecuménico com Judeus e muçulmanos.
Sem cair em modernismos que atraiçoem a autenticidade do verdadeiro cristianismo parece que é óbvio que a Igreja tem de se modernizar e adaptar aos tempos que correm.
5-Esperamos e desejamos todos que o Papa seja acolhido com o carinho e o respeito que ele nos merece como representante de Cristo na terra, Fazemos votos que tudo corra conforme o que foi programado e sem incidentes ou provocações dos grupos minoritários e radicais que se aproveitam das circunstâncias para dar nas vistas. Portugal recebeu e acolheu da melhor maneira os anteriores Papas que nos visitaram-Paulo VI e João Paulo II. Somos um povo hospitaleiro e a partir do dia 11 iremos demonstrar ,certamente, a nossa afectividade a este ilustre representante da Igreja.
FRANCISCO MARTINS
. A ESCOLA DA ALMA- Da form...
. LIBERDADE E IGUALDADE- O ...
. DESMASCULINIZAR A IGREJA ...
. O QUE VOS PEÇO EM NOME DE...
. A ECONOMIA PODE SALVAR O ...