1-Há homens e mulheres que a História consagrou e imortalizou. Nas artes, nas ciências, na música, na literatura ficaram nomes que o tempo jamais conseguiu apagar. Não é fácil esquecer os que dedicaram a sua vida a Deus e por ele morreram - santos e mártires.. Na memória ficaram também os que deixaram tudo para ajudar os pobres e excluídos da sociedade. É neste último grupo que vamos encontrar uma figura bem conhecida de todos os portugueses - O Padre Américo.
2-Américo Monteiro Aguiar, mais conhecido por Padre Américo, nasceu em 23 de Outubro de 1887, há precisamente 121 anos,na freguesiadeGalegos concelho de Penafiel. Trabalhou no comércio no Porto e em 1906 seguiu para Moçambique. Aos 36 anos voltou para a Metrópole e sentindo o apelo de Deus decidiu seguir a vida religiosa ingressando no convento Franciscano de Vilariño de Ramallosa em Espanha e tomou o hábito em 14 de Agosto de 1924. Mas a sua verdadeira vocação não estava na clausura. Depois de lhe ter sido negada a entrada no Seminário do Porto é ordenado padre aos 41 anos
3-A actividade pastoral do Padre Américo desdobra-se por 3 tipos de obras : Casas do Gaiato, Património dos Pobres e Calvário.
As Casas do Gaiato tinham como objectivo educar e preparar para a vida os rapazes da rua, aqueles que os pais e a sociedade abandonaram e marginalizaram. São comunidades onde todos colaboram e se interajudam. Autênticas escolas de preparação para a vida onde cada um aprende a fazer aquilo que mais gosta. Existem hoje Casas do Gaiato em vários sítios do país e até em Angola e Moçambique. A mais conhecida é a de Paços de Sousa onde é também publicado o jornal “ O Gaiato “. Este jornal , um quinzenário designado por obra de rapazes, para rapazes pelos rapazes, traça um panorama das diferentes casas do gaiato e reflecte a doutrina e o pensamento do seu fundador, o Padre Américo.
A obra Património dos Pobres iniciada em 1951 tem como objectivo ajudar as pessoas de fracos recursos, a construírem as suas próprias casa. Existem um pouco por todo o país casas construídas no âmbito deste programa. Em Trancoso, na estrada do São Marcos há também 2 casas que se devem à iniciativa do Padre Américo.
Finalmente a obra “ O Calvário que teve o seu início em 1957 tinha como finalidade o tratamento de doentes incuráveis e abandonados.
4-O comboniano Vítor Dias , na revista Além-mar de Novembro, diz o seguinte: “ Missão e oração não podem existir separadamente….Oração e missão são como que os dois remos que fazem que o “barco” da Igreja flutue e avance pelos mares do mundo de hoje. Sem um ou o outro nem a Igreja será fiel à sua missão no mundo nem a sua missão evangelizadora produzirá frutos. “ Ora, o Padre Américo foi sem dúvida um missionário no mais profundo e autêntico significado do termo. Proclamou o Evangelho fazendo o bem e dedicando-se exclusivamente aos mais desprotegidos e carenciados da sociedade. No seu perfil podemos ainda incluir a sua faceta de pedagogo que sabia educar através dos princípios da liberdade, da responsabilidade, da colaboração mútua, ensinando os rapazes a praticar o bem e a serem solidários. Se houvesse mais homens como este e se muitas pessoas prescindissem de coisas supérfluas e dessem o dinheiro aos pobres, o mundo seria bem melhor.
Francisco Martins
. O QUE VOS PEÇO EM NOME DE...
. A ECONOMIA PODE SALVAR O ...
. Ressaibos da Jornada Mund...
. O SÍNODO DA IGREJA CATÓLI...