
1-Vão começar no próximo dia 8 os Jogos Olímpicos de Pequim. As primeiras Olimpíadas realizaram-se em Olímpia na Grécia em honra de Zeus. A partir de 776 a.c tinham lugar de 4 em 4 anos. As festas duravam 5 dias. Antes da abertura dos jogos eram enviados arautos ( espondóforos ) a todas as cidades gregas a anunciar o acontecimento. Se havia guerras internas tinham de ser suspensas e iniciava-se um período de tréguas em honra de Zeus.
No primeiro dia eram oferecidos sacrifícios a Zeus e os participantes que deviam ser gregos de nascimento, livres e isentos de qualquer condenação prestavam juramento olímpico. Os atletas competiam nus e as mulheres eram excluídas dos jogos. No juramento, os atletas, os pais e irmãos comprometiam-se a respeitar as regras da competição. No caso de fraude os juízes gregos ( helanódices ) castigavam o culpado com uma multa pesada sendo cumulativamente excluídos dos jogos para sempre. Com as receitas das multas erguiam-se estátuas a Zeus que eram devidamente alinhadas no santuário perto da entrada do estádio.
As modalidades que eram disputadas nos jogos eram as seguintes: corridas ( simples,de fundo e de armas ) ; pugilato ; pancrácio ( misto de luta e pugilato ) e o pentatlo ( salto, corrida, arremesso de disco, luta e lançamento do dardo ).
No último dia era a consagração e a atribuição de coroas de oliveira aos vencedores
Terminados os jogos assinavam-se tratados de aliança e os poetas, filósofos, historiadores, artistas aproveitavam para dar a conhecer as suas obras.
Os jogos da era moderna foram reeditados em 1896 na cidade de Atenas pelo francês Pierre Fridy, o barão de Coubertain.
2-Nos dias de hoje os jogos são bem diferentes. Se na Grécia prevalecia a festa, a confraternização e o desporto pelo desporto, hoje impera o profissionalismo e a competição cerrada. Os países mais ricos investem rios de dinheiro na preparação dos seus atletas de forma a trazerem para casa o maior número de medalhas . Muitos para conseguirem subir ao pódio, e se as condições físicas não lhe permitirem grandes resultados, são capazes até de se doparem. Embora o controle anti -doping seja apertado há sempre uma probabilidade de não serem descobertos.
3-A delegação portuguesa aos Jogos de Pequim é constituída por 78 atletas que cobrem 17 modalidades. Dos atletas portugueses com mais capacidade de ganharem medalhas há a destacar os seguintes:
Obikwelu ( 100-200 metros ) defende a medalha de prata dos 100 metros.
Nelson Évora ( triplo salto )
Naide Gomes ( salto em comprimento ) lidera o ranking mundial
Vanessa Fernandes ( triatlo ) é também candidata a uma medalha.
Telma Monteiro ( Judo ) bicampeã europeia e vice-campeã mundial
Na Vela, Álvaro Marinho e Miguel Nunes podem alcançar bons resultados. João Rodrigues ( prancha à vela ) detém o segundo lugar no ranking mundial
João Costa ( tiro ) e Joaquim Vieira ( esgrima ) podem também chegar ao pódio.
4-Há no entanto a ter em conta que nem sempre as coisas correm como os atletas querem e desejam. Para se obter uma medalha são necessárias uma preparação física e psíquica apuradas e ainda um pouco de sorte. De qualquer maneira o mais importante é lutar sempre pelo melhor resultado. Quem vai aos Jogos Olímpicos já demonstrou através de provas efectuadas que tem capacidade e talento para dignificar o país que representa. Não convém , no entanto, colocar as expectativas muito altas . Quando tal acontece vêm quase sempre as surpresas que nos deixam desiludidos e decepcionados. Ainda bem que desta vez não se repetiu a euforia do Euro. Deitar foguetes antes da festa dá quase sempre maus resultados. Vamos todos esperar para ver. Se os nossos atletas tiverem boas prestações, então, que lhe sejam prestadas as devidas homenagens.
Francisco Martins